Lesões benignas
As famosas “pintas” (Nevus) , hemangiomas, lipomas e verrugas são exemplos de lesões benignas . Elas são retiradas em sua maioria com pequenas incisões , porém em algumas áreas ,como a face, dependem de técnicas de reconstrução para que tenham a menor alteração para a estética e a função do paciente .
Quais as consequências para essas reconstruções?
Nas lesões benignas vamos depender da combinação da área com o tamanho da lesão , pois uma lesão de 1 cm na pálpebra terá uma repercussão maior do que uma lesão de 2 cm nas costas , apesar de ambas serem benginas.
A retirada dessas lesões deve ser indicada quando causar alterações no local ou que possam ser lesões pré-malignas, como alguns tipos de nevus com pigmentação , ou lipomas que estejam crescendo em locais dolorosos.
Traumas
Os traumas são uma grande área de reconstrução. São grandes desafios , pois além da lesão em si , temos a repercussão do trauma na pessoa e não são cirurgias pré programadas e muitas vezes precisam de mais de um procedimento para resolução, além do envolvimento com outras equipes cirúrgicas como Ortopedia, Vascular, Aparelho Digestivo.
Quais etapas de reconstrução de um trauma ?
A reconstrução pós-trauma é iniciada logo no diagnostico da lesão. Por exemplo no trauma de uma perna em um acidente de moto , podemos ter fraturas associadas a perdas de tecidos moles (pele , músculo ou gordura). O osso não pode ficar sem cobertura sob o risco de infectar , e portanto temos que programar a colocação um tecido mole para cobrir esse osso já no momento do diagnostico, para que não ocorra a infecção ou, mesmo para ajudar na cicatrização desse osso. Ou em outra situação poderemos ter apenas uma ferida grande que poderá receber um curativo por pressão negativa e ,após , ser realizada uma reconstrução definitiva em um segundo momento com melhora do paciente como um todo .
As etapas de tratamento no trauma serão sempre definidas como Precoces e Tardias. As precoces serão as etapas mais importantes para tratar o paciente e devolver a função inicial para que o paciente possa sair
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!