A microcirurgia é uma técnica cirúrgica onde usa-se o microscópio para realizar a ligação de pequenos vasos sanguíneos para realização do transplante de tecidos (ossos, músculos, nervo, pele…) de uma parte do corpo para outra parte , ou mesmo para outras pessoas , como no transplante de face (ainda não autorizado no Brasil).
Quando usamos a microcirurgia?
Podemos usar a microcirurgia para todas as reconstruções; cabeça e pescoço, mamas, membros inferiores, tórax, abdome …
O importante é que a microcirurgia consegue trazer uma opção de reconstrução na falta de tecidos próximos a lesão, pois pode trazer tecidos especializados para o local da lesão , mesmo que estes estejam distantes .
A avaliação para a microcirurgia
O paciente candidato a microcirurgia já saberá antes da ressecção desta opção, pois implicará em exames específicos para o preparo da microcirurgia, que muitas vezes não seriam realizados para a cirurgia de retirada do tumor.
Como é o pós operatório?
A particularidade da microcirurgia é que o retalho (tecido transplantado) deverá ser avaliado a cada 3-4 horas durante todo o dia após a cirurgia para verificação da sua circulação sanguínea por três dias e após esse período uma vez ao dia ate completar 5 dias , que seria o período mais critico . Se constatada alguma alteração nessa circulação o paciente deverá ser reavaliado em centro cirúrgico para verificar a presença de uma trombose, que será resolvida, e será reiniciada essa sequencia de avaliação a cada 3 horas e apos diariamente.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!