A reconstrução do tronco, excluindo as mamas, e membros são principalmente por ressecções de tumores chamados Sarcomas. São tumores de origem mesênquima que acometem tecidos moles, como principalmente músculos. O tratamento desses tumores é essencialmente cirúrgico, podendo ser associados a outras terapias a depender do grau de acometimento. O grande porém nesses casos é que, para uma ressecção completa, a margem além da borda do tumor, com tecido saudável, deve ser incluída aumentando o defeito resultante final.

Como é a cirurgia?

Nesses casos a cirurgia varia muito podendo ser utilizados tecidos ao redor da lesão ou transplantados de outras partes do corpo. O mais importante é ter e mente que a cobertura do defeito deve englobar o princípios cirúrgicos de funcionalidade do local, além de ficar esteticamente viável.

Cada caso deve ser discutido extensivamente com o paciente sobre todas as opções e fases da reconstrução, que pode compreender mais do que uma cirurgia somente. O paciente precisa ser orientado pois uma fase intermediaria pode causar estranheza sobre o resultado final, mas o cirurgião sempre estará pensando nas etapas ate o resultado final para a melhor resolução desse problema.

Os Pós Operatórios ??

Como explicado o pós operatório nesses caso podem ser mais do que um e , portanto , cada um exigirá um cuidado diferente ou mesmo sequencial par o resultado final mais próximo do ideal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *