A lipoaspiração é o procedimento mais realizado em cirurgia plástica no Brasil. É um procedimento para pessoas que desejam melhorar o seu contorno corporal, tratando excessos de gordura localizada e equilibrando a sua distribuição.
A lipoaspiração possui diversas modalidades que podem ser basicamente resumidas em três:
- Lipoaspiração (pura e simples) onde a gordura retirada para melhorar o contorno corporal é descartada;
- Lipoescultura , onde a gordura é retirada de um local para preencher um outro segmento corporal, para aumento de volume (mais comumente utilizado em glúteos), diminuição de alguma depressão resultante de cicatrizes (cirurgias ou lesões previas), preenchimento de rugas faciais ou até mesmo aumento de lábios;
- Lipoenxertia onde o objetivo não é o local de retirada, mas sim onde se quer colocar a gordura. Esta modalidade é mais comum para pequenos volumes e para complementar algum procedimento ,como melhorar o contorno de uma mama após a colocação de prótese em reconstrução mamária.
Quais áreas podem ser Lipoaspiradas?
As áreas a serem lipoaspiradas não se restringem ao abdome e coxas como algumas pessoas pensam . Ela pode ser realizada em todo corpo , com suas devidas restrições de quantidade , como região de face e pescoço, dorso , braços , culotes até joelhos.
Como é o procedimento ?
O cirurgião usa uma solução de soro fisiológico na gordura da região a ser lipoaspirada através de pequenas incisões de 0,5 – 1,0 cm , que ao final do procedimento serão fechadas e cobertas com curativo. Toda a área lipoaspirada da paciente, antes mesmo de acabar a anestesia , é vestida com uma malha compressiva que deverá ser utilizada por 1 mês após a cirurgia por 24 h diárias . O procedimento dura de 1 a 3 horas , dependendo do caso .
No pós operatório a paciente deverá ingerir líquidos quantidade maior que que a habitual , ter uma alimentação saudável e ficar sem fumar por 30 dias após o procedimento.
A drenagem linfática é recomendada a partir da primeira semana de pós operatório para que se tenha uma recuperação mais precoce.
O controle a exposição solar deve ser rigoroso no primeiro mês , evitando-a ao máximo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!