A rinoplastia ou cirurgia do nariz é uma das mais procuradas para correção de deformidades ou mesmo para aperfeiçoar detalhes que podem incomodar muito , pois estão sempre em destaque em nossa face.
Quem deve realizar a rinoplastia?
As estruturas nasais são bem conhecidas atualmente e, portanto , podemos determinar em quais deveremos atuar para um resultado estético e funcional mais adequado. Todo paciente com uma alteração da forma que lhe desagrade ou mesmo com alteração funcional pode se beneficiar da cirurgia.
A divisão das áreas do nariz que mais são relatadas como causadoras de incomodo são: ponta, dorso, narinas e septo (com desvios ou não).
Se o paciente não apresenta alguma formação congênita que deve ser realizada na infância (como fissura lábio-palatina) a idade ideal ara realizar a rinoplastia é a partir dos 15 anos, pois a formação facial esta completa e não será afetada pelo procedimento.
A cirurgia também é realizada em pacientes que tem a deformidade devidas a fraturas por trauma nasais.
Como é realizada a rinoplastia?
Existem duas formas de ser realizada : Aberta ou Fechada. O determinante para a escolha da técnica será a intensidade de alterações no nariz .
Rinoplastia Fechada (Endonasal)
Na técnica fechada conseguimos fazer procedimentos na ponta , no dorso e no septo com incisões por dentro do nariz. A dificuldade para essa cirurgia é maior e depende de muita habilidade do cirurgião. O resultado tende a ser mais natural , pois alem de alcançar menores alterações , não fica com cicatrizes aparentes.
Rinoplastia Aberta (exorrinoplastia)
Já na técnica aberta também trabalhamos nas mesmas áreas , porém com a possibilidade de maiores alterações nessas regiões com a realização de uma pequena incisão na porção entre as duas narinas, que fica escondida em uma curva natural nariz. O acesso facilita a exposição de todas as estruturas e a possibilidade de alterações mais precisas
Em ambas asa técnicas pode-se aumentar ou diminuir o tamanho, largura e comprimento do nariz; elevar ou abaixar a ponta nasal; corrigir problemas respiratórios.
E o pós-operatório?
O paciente regularmente sai com bandagens no nariz que mantém o nariz estável para que ele possa iniciar o processo de cicatrização na posição desejada. Existe ainda a possibilidade de se colocar bandagens na cavidade narinaria para controle de sangramentos e compressão do septo para ajudar no processo de cicatrização.
Cuidados devem ser tomados em relação ao esforços físicos no primeiro mês evitando assim atividades físicas de maior intensidade. A formação de hematomas ao redor dos olhos e nariz são resolvidos em 7 -12 dias de pós operatório.
Atenção especial deve ser dada a dificuldade respiratória inicial pois o edema do nariz pode prejudicar a passagem do ar . Medicamentos descongestionantes serão prescritos para esta fase
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!