A correção de cicatrizes se destina a uma melhora da função, prejudicada por uma cicatriz. Você pode pensar que seria somente um caso de uma situação estética, porém uma cicatriz na face pode levar a uma retração da pálpebra que não consegue fechar e o olho fica exposto ao meio ambiente ficando ressecado e com risco de levar a cegueira. Cicatrizes inestéticas podem também ser de grande prejuízo para pacientes, como lembranças de um acidente ou uma situação de risco de vida passada.

Quando devo realizar a correção de uma cicatriz?

A correção de cicatriz deve ser indicada ao final da fase cicatricial, isto é, mais ou menos após 12 meses da fase inicial.  Em alguns casos temos que intervir antes disso por conta de prejuízos para o paciente, em articulações, em pálpebras e região da boca.

Como é realizada a correção da cicatriz?

A correção da cicatriz depende muito do local e da causa da cicatriz. Uma cicatriz no abdome por conta de uma cirurgia de apendicite terá diferente tratamento de uma cicatriz no braço por uma queimadura profunda, e diferente de uma cicatriz de um acidente de carro com vários cortes no rosto. A cicatriz após uma cirurgia tem um planejamento atrelado ao caso da cirurgia, sendo algo mais planejado. Já uma queimadura tem diferentes áreas e profundidades de lesão na pele que dependerão de um tratamento diferente mesmo em áreas próximas. No exemplo das cicatriz dor acidente podemos ter cicatrizes mais superficiais que não iriam se beneficiar de tratamento cirúrgico, somente tratamento clinico com cremes, ácidos, laser etc…

A correção de cicatrizes é coberta por planos de saúde?

Sim, porém algumas cicatrizes, menores ou com aspecto mais superficial podem não ser cobertas, pois não se enquadrariam no caso de uma reconstrução. Mas também são cicatrizes em que o tratamento clinico teriam um melhor resultado.  A avaliação do cirurgião plástico é fundamental para indicar a correção e orientar sobre a probabilidade de cobertura ou não.

É possível ficar sem cicatrizes?

Não. A única fase da vida em que não formam-se cicatrizes é na fase Fetal, dentro do útero, pois o feto não cicatriza, ele regenera. Uma vez feita uma cicatriz não é possível “apagar”, o que é possível é torná-la imperceptível ou o mais discreta possível. Podemos colocar essas cicatrizes em dobras naturais do corpo, abaixo de áreas coberta por roupas (mesmo em biquínis e sungas),  usar técnicas cirúrgicas para deixa-las o mais finas, orientar uso de materiais nas cicatrizes para diminuir  a inflamação. A cicatrização é um processo complexo no organismo que depende de dois fatores igualmente importantes: os cuidados na cirurgia, realizado pela equipe cirúrgica e os cuidados no pós-operatório, cuidados pelo paciente sob orientação do cirurgião.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *